Casa smart: como usar a automação residencial no seu apê.
Confira alguns equipamentos nos quais investir para deixar seu lar inteligente.
Você já ouviu falar em Automação Residencial? O termo define o uso de tecnologia para deixar algumas tarefas cotidianas, automáticas e controláveis até mesmo a distância, por meio de aplicativos.
A automação residencial pode facilitar muito o seu dia a dia. Você pode procurar profissionais que façam um projeto de automação para seu lar, ou investir em alguns equipamentos de fácil instalação e começar a automatizar sua casa. A seguir, indicamos alguns tipos de equipamentos pelos quais você pode começar.
Fechadura e câmeras inteligentes:
Uma das principais vantagens da automação é aumentar a segurança, com câmeras e fechaduras controláveis à distância, por exemplo.
Algumas câmeras possuem também sensores de movimento e notificam o usuário quando identificam algo suspeito. O usuário pode então verificar a atividade e mandar uma mensagem de voz através do aplicativo, que será reproduzida na sua casa através da câmera.
Iluminação e aparelhos integrados à assistente virtual
Outros produtos que valem muito a pena são lâmpadas, tomadas, interruptores e sensores de presença inteligentes. Você pode agrupar esses equipamentos no app que escolher para controle, entre objetos de mesma função ou por cômodos. Depois de configurar e integrar seu app a uma assistente virtual, você pode fazer com que luzes apaguem, acendam, mudem de cor, ou que aparelhos liguem/desliguem com um único comando de voz.
Usando os sensores, você pode determinar que luzes acendam e que modos de segurança ativem assim que você entrar em casa, por exemplo. As possibilidades são inúmeras.
Vale a pena pesquisar um pouquinho e investir nesses equipamentos. No YouTube você poderá encontrar canais dedicados a fazer reviews e indicações desses aparelhos.